De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em média 2,3 milhões de pessoas morrem e 300 milhões ficam feridas todos os anos no mundo por causa de acidentes de trabalho.

Com todos esses dados alarmantes, cada vez mais órgãos e empresas estão se empenhando para garantir que técnicas de segurança do trabalho sejam implantadas.

Muito mais que reduzir os acidentes, ter segurança no trabalho pode trazer inúmeros benefícios. Neste post você encontrará tudo o que precisa saber para implantar técnicas de segurança do trabalho na sua empresa.

Por que a segurança do trabalho é importante para a empresa?

Além de ser uma questão legal, a segurança do trabalho oferece vários benefícios para a empresa, como a melhoria da gestão, mais segurança do ambiente para os trabalhadores e a conscientização dos trabalhadores que acabam passando constantemente pelo processo de orientação e reeducação.

Conscientização dos colaboradores

Uma peça fundamental para ter uma cultura de segurança na organização são os próprios funcionários.  É muito importante envolvê-los no processo de implantação das técnicas e programas de segurança do trabalho para que as técnicas sejam efetivas e os objetivos alcançados.

Não adianta ter tudo programado se não conseguir colocar em prática. Afinal, são os funcionários que ficam diariamente expostos aos riscos e devem tomar as precauções para evitar acidentes.

Benefícios da segurança do trabalho para a empresa e os colaboradores

Você já começou a perceber a importância da segurança do trabalho para reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais ocasionadas pelas atividades profissionais. Todavia, sabia que ela pode oferecer outros benefícios para as organizações e seus funcionários?

Redução de custos

Investir em segurança do trabalho tem o seu preço, entretanto o que não pode acontecer é ver este preço como um gasto e não como investimento. Com este investimento a empresa reduzirá o número de acidentes, afastamentos, multas, danos ao maquinário e outros. Tendo isso em vista percebemos que a redução das despesas é clara.

Aumento da qualidade de vida e produtividade

Os trabalhadores tendem a trabalhar mais motivados em ambientes que promovem a segurança e a qualidade de vida, logo, eles se tornaram mais produtivos.

Impactando diretamente na produção, os resultados financeira da empresa também melhorarão.

Retenção de talentos

Uma empresa com um ambiente de trabalho de qualidade terá impacto também na retenção de talentos e na redução do turnover, que é a média entre admissões e demissões.

Dessa forma você consegue manter bons funcionários e ainda economizar nas despesas de contratação, além de reduzir despesas com treinamento de novos funcionários.

Melhoria na reputação da empresa

Se a empresa tem índices muito altos de acidentes ou são reconhecidas por não se preocuparem com a segurança e saúde de seus membros, normalmente, ela terá uma reputação e credibilidade bem prejudicadas diante da sociedade. Logo, bons profissionais evitarão trabalhar nestes locais.

Legislação sobre o tema

No Brasil as regras de segurança e saúde ocupacionais estão previstas na legislação trabalhista (Consolidação das Leis do Trabalho/CLT), além de decretos e portarias. Entretanto, a regulamentação é feita através das Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho (MTE).

Conscientização do uso de EPIs

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é definido pela NR 6 como “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do trabalho”.

O seu uso tem o objetivo de proteger os funcionários de riscos do ambiente de trabalho, evitando ou atenuando possíveis lesões.

Segundo as normas, é de obrigação do empregador fornecer aos funcionários os EPIs e fiscalizar o seu uso. Além disso, a empresa é responsável por capacitar os trabalhadores para utilização correta dos equipamentos.

Agora que você já sabe o que é preciso para implementar técnicas e programas de segurança do trabalho na sua empresa, sugerimos que você prepare bem a sua equipe para conseguir aproveitar todos os benefícios.

Traga o setor de Recursos Humanos e gestores nessa empreitada. Após isso conte com profissionais capacitados e empresas confiáveis do ramos para identificar os riscos e elaborar as soluções de segurança.

Não se esqueça de investir em equipamentos de segurança de qualidade comprovada e contrate empresas referência para emitir os laudos necessários.

Gostou de saber um pouco mais sobre as técnicas de segurança do trabalho? Então compartilhe este texto nas redes sociais e ajude seus amigos a também dominarem o assunto!

Se você gostou deste conteúdo provavelmente também gostará de saber o que fazer quando ocorre um acidente de trabalho em sua empresa.