Monitoramento Intra-auricular

Quando o ambiente de trabalho apresenta níveis elevados de pressão sonora (ruídos), estes devem ser controlados de modo que o trabalhador desempenhar suas funções, sem prejuízo à sua saúde. Dada a interferência negativa do ruído elevado nos aspectos pessoais, biológicos e sociais dos trabalhadores, é de suma importância o desenvolvimento de ferramentas que visem identificar e avaliar a forma em que a exposição a esse ruído elevado pode interferir na qualidade de vida e do trabalho destes profissionais.

Dentre as várias condições de trabalho vale destacar os serviços de tele-atendimento, devido a um crescimento elevado da oferta de produtos e serviços deste tipo de empresa.

Os operadores de tele-atendimento, usuários de fones de ouvido, mostram-se afetados pela exposição a ruído, podendo estar sujeitos à perda auditiva irreversível devido à exposição, acima dos limites permitidos.

A norma ISO 11904 especifica os métodos para a avaliação das emissões sonoras próxima ao ouvido e descreve dois métodos:

1.   Medição usando cabeça e torso artificial padronizado e equipado com simuladores de ouvido e microfones (técnica Manequim);

2.    Técnica de Microfone no ouvido real (técnica MIRE) .

Os resultados obtidos demonstraram que a técnica mais adequada e abrangente é a técnica Manequim, pois apresenta resultados reprodutivos, sem necessidade de maiores correções e que convergem com valores de medição que podem ser comparados diretamente com os limites estabelecidos por Lei.

A técnica de manequim artificial apresenta outra grande vantagem que é o seu CUSTO menor, pois dispensa uma série de procedimentos utilizados na técnica MIRE, que ,além de caros, causam grandes desconfortos ao trabalhador, objeto do estudo, principalmente, em médios e longos períodos de amostragem.

Pensando nisso a AVEN passa a oferecer o monitoramento por meio da técnica de manequim, visando atender a esta importante demanda, com menor custo, maior agilidade e excelentes resultados, obtidos através de equipamentos modernos e precisos.

Clique e conheça alguns CASES de sucesso.