Um dos itens mais incômodos dentro do ambiente industrial são os ruídos. Esses sons, além de serem muito desagradáveis e causar aborrecimentos, podem trazer muitos problemas para a saúde física e mental de seus colaboradores e, com isso, prejudicar a empresa.
O problema com ruídos é muito mais sério que você pensa! Em países desenvolvidos, a perda de audição causada por barulho é a doença irreversível que mais ocorre no ambiente de trabalho. No Brasil, chega a 12 milhões trabalhadores com problema de surdez devido ao trabalho. As causas estão sempre ligadas às más condições da atividade.
O que muita gente não sabe é que não são apenas os ruídos muito elevados que prejudicam a audição. O barulho constante, mesmo em menor intensidade, também prejudica é maléfico.
Os ruídos também afetam de maneira importante no grau de estresse, independente do nível em que ele acontece. Ele atinge também o sistema cardiovascular, provocando a liberação de neurotransmissores que aumentam a pressão arterial e causam irritabilidade.
Com base na resolução Conama, NBR 10151/2000 e Condema, os níveis de ruído toleráveis para áreas industriais são de 70 dB durante o dia e 65 dB no período noturno. Acima de 70 dB o organismo inicia um processo de stress que afeta a saúde dos indivíduos aumentando os riscos de infarto e outras doenças sérias.
Como pudemos observar anteriormente, a deficiência auditiva é uma das doenças ocupacionais que mais cresce em todo o mundo e é extremamente séria. Além disso, ela compromete diretamente o colaborador e a instituição, portanto, e deve ser tratada com total atenção e seriedade.
Controle os Ruídos
Para garantir a segurança dos trabalhadores existem várias soluções para controlar os ruídos no ambiente industrial. Diminuir a exposição da pessoa a eles é um dos principais passos para que o aparelho auditivo não fique prejudicado.
Quando os ruídos ultrapassam os níveis tolerados é fundamental que os colaboradores utilizem Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), já que eles auxiliam na diminuição do stress e cansaço, logo, o rendimento do trabalho melhora.
Os EPIs devem ser fornecidos pela empresa, e a sua utilização deve ser monitorada e orientada constantemente pela empresa. Empregadores que não fornecem os equipamentos adequados estão sujeitos a futuros processos indenizatórios pelos colaboradores. Você não quer correr este risco, certo?
Fazer uma manutenção constante do maquinário em operação na empresa também é uma outra forma de manter os ruídos dentro dos níveis tolerados. O desgaste natural dos equipamentos pode fazer com que a emissão de ruído aumente, por isso, as máquinas precisam ser ajustadas ou substituídas quando necessário.
A manutenção é muito importante também para garantir a segurança de modo geral dos colaboradores e evitar futuros acidentes.
Existe também a possibilidade de se criar ambientes com isolamento acústico. Assim, o som fica confinado em um só local e não passa para outros que já possuam seu próprio ruído.
Conte também com a ajuda de profissionais especialistas em medição de ruídos para ter um maior controle dos sons aos quais os seus colaboradores estão expostos. Empresas, como a AVEN, utilizam aparelhos sofisticados para medir o ruído emitido, assim, após identificar os problemas é possível definir as soluções.
Manter a segurança no trabalho evitando acidentes e doenças ocupacionais, é do interesse de todos os envolvidos em uma corporação. Quando os funcionários estão saudáveis e satisfeitos, todo o fluxo de trabalho melhora o rendimento, trazendo também melhores resultados.
Se você precisa de uma solução dessas pra sua empresa entre em contato conosco.