fbpx

Os ruídos são muito comuns, e bastante incômodos, em ambientes industriais. Além de serem muito desagradáveis, eles podem causar inúmeros danos para a saúde do colaborador que fica exposto a eles.

Em países desenvolvidos, a perda de audição causada por barulho é a doença irreversível que mais ocorre no ambiente de trabalho. No Brasil, chega a 12 milhões trabalhadores com problema de surdez devido ao trabalho. As causas estão sempre ligadas às más condições da atividade.

Por esse motivo, é muito importante saber a que nível de ruídos os seus colaboradores estão expostos. Neste artigo você entenderá as formas de se mapear e monitorá-los.

Mapeamento Sonoro

O Mapeamento Sonoro é um serviço em que são medidas todas as fontes de ruído significativas da empresa e é gerado o Mapa Sonoro demonstrando a situação completa do empreendimento ou do ambiente ao seu redor.

A principal vantagem do Mapeamento Sonoro é poder fazer simulações de implantação de soluções acústicas, verificando qual o benefício que estas soluções levarão ao ambiente interno ou externo da fábrica.

Com isso, o cliente saberá o que deve ser feito para solucionar seus problemas de ruído e quanto isso lhe custará.

É indicado para empresas que possuem diversas fontes sonoras e necessitam de soluções para redução de ruído ocupacional, ambiental ou ambos.

Monitoramento de Ruído

O monitoramento é um pouco mais complexo que o mapeamento. Nele é necessário ficar um tempo maior para que se consiga captar todas as informações necessárias. Existem dois tipos de monitoramento, o ambiental e o direciona. Confira as diferenças entre eles.

Monitoramento de Ruído Ambiental

O Monitoramento de Ruído Ambiental é necessário para as empresas avaliarem sua regularidade ambiental em relação a sua emissão de ruído para o seu ambiente externo.

Os serviços da AVEN são reconhecidos conforme norma ISO/IEC 17.025 e são executados com equipamentos e softwares de alta tecnologia mundial.

Essa tecnologia nos permite separar os ruídos que são emitidos pelo cliente e os que não são como, por exemplo, tráfego de veículos.

Os monitoramentos realizados pela AVEN dão segurança aos nossos clientes no sentido de que o resultado ali expresso representa a realidade e lhe são úteis para a tomada de decisões.

Monitoramento de Ruído Direcional

O Monitoramento de Ruído Direcional é indicado para situações em que não se consegue identificar de forma clara, qual é a fonte sonora/ empresa, responsável por uma eventual irregularidade na emissão de ruído ambiental (situação em condomínios industriais, por exemplo).

Neste levantamento, são utilizados equipamentos e técnicas de vetorização de ruído/ intensidade sonora.

A identificação correta da fonte emissora permite a empresa comprovar sua regularidade ambiental ou, se for o caso, tomar ações para resolver eventuais não conformidades.

Entendeu melhor como são feitos as medições de ruído? Elas são extremamente necessárias para que seja possível propor soluções que gerem mais qualidade no ambiente de trabalho.

Se sua empresa precisa de algum desses serviços conte com a AVEN, faça uma cotação conosco.