O ruído ambiental é algo a que todos estão expostos, diariamente. Esse ruído pode vir de muitas fontes e, quando é muito alto, pode fazer com que a saúde auditiva de quem estiver exposto a ele seja prejudicada.
As modernas técnicas e ferramentas envolvidas com o mapeamento e monitoramento de ruído ambiental vem de encontro com as novas tendências e demandas nacionais. Sabe-se que a responsabilidade pelo ambiente é do empregador, que é responsável pelos riscos envolvidos no seu ambiente onde os seus colaboradores ou de terceiros exercem suas funções.
O mapeamento de ruído é um procedimento muito importante, que deve ser feito em empresas que trabalhem com equipamentos geradores de ruídos constantes. Depois desse mapeamento, as devidas medidas serão tomadas, para reduzir os impactos causados por esses ruídos.
Para uma análise mais aprofundada, recomenda-se o monitoramento de ruído. Nele é feito um estudo mais detalhado do ambiente, analisando se os ruídos presentes são ou não prejudiciais e, caso sejam, buscar soluções para que eles sejam corrigidos.
Aqui nós vamos te contar a importância de ter um mapeamento de ruído ambiental de boa qualidade e como esse procedimento é realizado. Confira:
Como deve ser feito um Mapeamento de Ruído
O mapeamento de ruído nada mais é do que uma medição dos ruídos ambientais e ocupacionais de determinada empresa, feita com medidores de ruído. Esses medidores devem estar calibrados junto à RBC (Rede Brasileira de Calibração) do Inmetro, para que os resultados obtidos possam estar de acordo com o exigido.
Os medidores devem ser modernos, pois a alta tecnologia contida neles faz com que os resultados obtidos sejam mais precisos. Além dessa calibração, o mapeamento de ruído deve ser feito por engenheiros experientes na coleta desses dados e na gestão das informações obtidas.
Após o mapeamento de ruído ser feito, devem ser elaborados laudos, relatórios detalhados e estudos de impactos sonoros em ambientes de trabalho e áreas habitadas, em atendimento às normas NBR 10151-2000 e NBR 10152, para impactos ambientais, Cetesb, Conama e outros órgãos ambientais. Também devem ser seguidas as normas regulamentadoras do MTE, que regem impactos ocupacionais.
Após a leitura deste artigo tenho certeza de que ficou muito mais claro a importância de se atentar aos ruídos que existem em sua empresa. Para auxiliá-lo com as medições dos ruídos e conseguir soluções para este problema, conte com a AVEN, somos uma empresa especializada em mapeamento e monitoramento de ruído, reconhecida em todo território nacional. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.