Para quem trabalha em empresas públicas ou privadas já devem ter ouvido falar da CIPA. Desmembrando a sigla, o seu significado é Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Mas só saber o que significa cada palavra não é o suficiente, não é?
Por isso, fizemos este artigo para que você saiba um pouco mais sobre o que é a Cipa e para que ela serve. Afinal, ela é muito importante nas empresas, principalmente para aqueles que trabalham em situações de perigo ou que possam causar mais acidentes. Vamos lá?
O que é a CIPA?
A CIPA é um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes e de doenças no seu ambiente de trabalho. Ou seja, o maior objetivo da CIPA é a promoção e a prevenção da segurança e da saúde dos colaboradores de uma empresa.
De acordo com a NR 5, a formação dessa comissão é obrigatória para as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados para todas as empresas com mais de 50 funcionários.
Para as empresas que não possuem esse número de colaboradores, são obrigadas a promover o treinamento de um funcionário elegido para atender todas as disposições normatizadas.
Para que ela serve?
Uma das principais funções da CIPA é a realização de cursos, palestras, treinamentos e eventos como o anual Semana Interna de Prevenção de acidentes, a SIPAT, que são voltados especialmente para a segurança do trabalho. Além disso, ela também elabora anualmente os Mapas de Riscos da empresa que deverá por lei ser afixada em vários lugares estratégicos do ambiente de trabalho.
Ter a CIPA nas empresas gera inúmeros benefícios. O principal deles é o cuidado com a saúde dos colaboradores. Mas podemos citar ainda, o aumento da credibilidade na qualidade dos produtos e serviços, e ainda uma oportunidade para uma alavancagem na boa imagem da empresa, principalmente, perante a seus próprios funcionários, além dos clientes e todos os fornecedores verem a empresa como responsável.