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Como prevenir acidentes nas empresas? Confira esse checklist!

Como prevenir acidentes nas empresas? Confira esse checklist!

Manter o ambiente de trabalho seguro não é uma tarefa fácil. Muitas vezes envolve mais de um profissional e requer extrema atenção e cautela, já que os responsáveis precisam prestar atenção nos mínimos detalhes para manter o ambiente saudável e para não pôr em risco a saúde dos colaboradores.

Para ajudar um pouco nessa tarefa, nós preparamos uma check list com alguns itens que, se seguidos, podem evitar alguns acidentes comuns nas empresas. Vamos lá?

Precaução extra com ruídos

O principal risco para quem trabalho no meio industrial ainda continua sendo a alta exposição aos ruídos que leva a surdez. A PAIR – Perda auditiva induzida por ruídos – também pode render multas extremamente altas se comprovado que a empresa não seguiu as leis que determinam os limites de ruídos aos quais os colaboradores podem estar expostos.

O ideal para manter o ambiente empresarial seguro deste risco é contratar uma empresa de monitoramento de ruídos. Afinal, não podemos arriscar com um dos riscos mais comuns para os colaboradores.

Sinalizar todas as áreas perigosas

Para evitar acidentes é importante conhecer bem o local em que a empresa está instalada, quais as áreas que podem apresentar maiores riscos e, além de tudo, é necessário sinaliza-las claramente para evitar que sejam usadas erroneamente.

Fazer a manutenção constante do ambiente de trabalho

Cabos soltos, máquinas que não funcionam bem, entre outros problemas que geralmente são arrumados com “gambiarras” são sinais de que o ambiente não está seguro. Qualquer parte que esteja estragada deve ser substituída e as manutenções devem ser recorrentes.

Instalar um kit de primeiros socorros

É importante que haja sempre um kit de primeiros socorros a disposição da equipe caso ocorra algum problema emergencial.

Treinamento de segurança para colaboradores

Além de disponibilizar o kit, deve-se treinar os funcionários para que eles saibam como agir caso ocorra um acidente. Por isso, oferecer treinamentos esporádicos para eles é essencial.

Ouvir as sugestões dos funcionários

Ninguém sabe melhor quais os riscos e quais os pontos mais perigosos do local de trabalho do que aquelas pessoas que estão lá todos os dias. Portanto, ouça os funcionários, pergunte a  eles alguma sugestão para melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais seguro para todos.

Tornar o espaço de trabalho adequado faz com que os colaboradores se sintam seguros e trabalhem com mais eficiência. A Aven preza pelo bem estar da sua empresa e quer te ajudar a crescer com segurança, por isso disponibilizamos materiais para te ajudar manter a saúde dos seus colaboradores. Um desses materiais é o Guia de Higiene Ocupacional, com todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto. Baixe Agora!


 

 

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